Etiologia, Prevenção e Tratamento
As estrias são cicatrizes formadas por distensões exageradas da epiderme além do que pode suportar a pele, rompendo as fibras elásticas, comprometendo a integridade dos tecidos de tal forma que, mesmo voltando ao normal, eles não se recompõem e as marcas ficam para sempre.
São observados em indivíduos obesos, durante a gravidez, pacientes tratados com cortisona , distúrbios nutricionais, infecções agudas, roupas justas, stress, exercícios físicos para hipertrofia muscular e predisposição genética.
Apresentam uma biolateralidade, isto é, uma tendência da estria distribuir-se simetricamente em ambos os lados.
CAUSAS:
- Aumento de peso: engordar ou aumentar a massa muscular repentinamente é a principal causa do aparecimento das estrias. A distensão é mecânica e as fibras elásticas do corpo não aguentam. Cuidado com exercícios físicos exagerados , cheio de cargas. Mulheres grávidas também são candidatas a ganhar estrias devido ao aumeto brusco do abdome.
- Crescimento: a fase da puberdade é decisiva. Há alterações hormonais de toda ordem.Alguns adolescentes crescem de uma hora para outra , provocando esgarçamento das fibras
- Problemas hormonais : os hormônios percorrem todos os vasos sanguíneos, acabam participando diretamente da formação das fibras elásticas e colágenas do corpo . Nas mulheres com distúrbios tireoidianos e ovarianos, a fabricação das fibras sofre diminuição.
- Medicamentos: principalmente os corticosteróides incham demasiadamente o corpo , prejudicando a elasticidade da pele, podendo provocar o aparecimento das estrias. A retençãode líquidos no período pré-menstrual faz o corpo "inchar e machucar", todo o mês, forçando as fibras de colágeno.
TIPOS:
- Estrias novas:são cor de vinho, mais fáceis de eliminar, reagem bem aos tratamentos porque os principais elementos que contituem a pele (colágeno e elastina) ainda estão preservadas.
- Estrias atróficas: de cor esbranquiçada e não tão novas, marcam a perda total dos constituintes da pele; por isso são mais resistentes aos tratamentos médicos.
- Linhas Verticais: são geralmente marcas deixadas por um crescimento abrupto comum nos adolescentes.
- Linhas Horizontais: uma das sequências do chamado efeito sanfona, são encontradas nas pessoas envolvidas no círculo vicioso do "engorda-emagrece-engorda-emagrece".
TRATAMENTOS
Ácido retinóico: a famosa Vitamina A ácida é usada em altas concentrações em padrões médicos, e ajuda a formar novas células de colágeno.
Mesoterapia: uma pistola injeta enzima gota a gota na estria, estimulando a formação de novas fibras .(Este tratamento só poderá ser aplicado por profissionais médicos)
Microdermo abrasão: um jato forte de micro cristais provoca abrasão no local da lesão como se fosse um peeling profundo. Normalmente é associado ao ácido retinóico.
Ukase ou Estrianon: é um complexo constituído por mucopolissacarídeos e proteína vegetal hidrolizada, sendo sua formulação rica por seu alto conteúdo de óleos graxos essenciais.
PREVENÇÃO
Prevenir é melhor que remediar, sempre...!!! rsrs
A hidratação profunda com o uso regular do creme hidratante é fundamental.Ele deve conter um ou mais princípios ativos como colágeno,elastina,uréia,óleo de amêndoa ou de uva,ácido hoalurônico para prevenir aparecimento de estrias.
Deve-se evitar o excesso do sol, fugir dos alimentos gordurosos,sobretudo frituras, diminuir o consumo de refrigerantes,doces e chocolates. Complicado hem...!!! rsrsrs
Tomar dois litros de água por dia, para auxiliar na hidratação interna da pele.Evitar frequentes alterações de peso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário